Apresentação
A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), como órgão central de controle interno do estado do Rio grande do Sul, exerce um papel estratégico na administração pública ao orientar e assessorar os gestores na correta aplicação dos recursos públicos, promovendo a legalidade, a eficiência e a transparência. Sua atuação inclui a elaboração de normas e diretrizes, o esclarecimento de dúvidas legais, o assessoramento preventivo em decisões administrativas, a capacitação de servidores e o monitoramento da execução de políticas públicas. Além disso, serve como elo entre os gestores e os órgãos de controle externo, contribuindo para a prevenção de irregularidades e o fortalecimento da governança pública.
Os documentos e informações linkados a seguir contribuem para a compreensão das funções da Cage desde a Lei n. 521, de 28 de dezembro de 1948, a Lei Orgânica da Cage, até o Manual de orientação ao gestor público atualizado, e o Sincage, sistema de informações que permite transparência das informações com a sociedade.
Lei nº 521, de 28 de dezembro de 1948, cria a Contadoria-Geral do Estado, extingue a Diretoria da Contabilidade do Tesouro do Estado e dá outras providências
Manual de Orientação ao Gestor Público
SINCAGE - Sistema de Informações da CAGE
Veja outras informações importantes:
Consultoria a Servidores e Gestores de Entidades do Estado
Orientação em processos de interesse da Administração Pública do Estado
Perícia Técnica em Assuntos de Interesse da Administração Pública do Estado